Ferramenta de Modelagem de Cenários de Investimentos (FeMCI)
A Ferramenta de Modelagem de Cenários de Investimentos (FeMCI) foi desenvolvida ao longo de dois anos através da colaboração entre equipes do Jain Family Institute, da Universidade Federal Fluminense, da Universidade de São Paulo e da Universidade Estadual de Utah (EUA), em contínuo diálogo com o Fundo de Equalização da Receita de Niterói (RJ).
- O software roda em Python e Javascript e é adaptável a novos cenários, funções, modelos, conjuntos de dados e às necessidades dos futuros usuários.
- Utiliza um modelo GARCH (o padrão da indústria financeira) para estimar a volatilidade futura dos investimentos.
- Permite a exploração de diferentes cenários hipotéticos de forma intuitiva, fácil de entender e sem viés ou favoritismo em relação a produtos, estratégias ou empresas de serviços financeiros.
- O software é continuamente atualizado e expandido, adaptando-se a distintos tipos de fundos e objetivos.
O que a ferramenta pode fazer?
Capacitar os governos a compreenderem melhor as várias escolhas e tradeoffs que enfrentam e ajudá-los a se envolver com empresas financeiras em um campo de atuação mais nivelado e transparente.
Ajudar os usuários a visualizarem o desempenho hipotético do fundo, dadas as mudanças nos retornos ao longo do tempo, as mudanças na política governamental e outros choques financeiros inesperados.
Aumentar a transparência governamental e conceder aos governos mais maneiras de demonstrar compreensão e domínio sobre suas finanças.
O software não pode substituir um consultor de investimentos, nem pode prever qual será a melhor alocação de investimentos para uma carteira.